quinta-feira, setembro 21, 2006

A Besta & o Poeta.


Sabe-se da amizade que Fernando Pessoa nutria por Aleister Crowley, a Besta, considerado o pior ser humano que já pisou na face da Terra.
No Brasil, ouvimos as palavra do Capeta, sem o saber, cantando alegremente em rodinha de fumo Barão Geraldo:
- Há de ser tudo da Lei. Amor, amor sob vontade.
Raul Seixas, imbecil como sempre, achou que tinha entendido.
E a gente também.
Como quando cantamos "Estrela Dalva", sem saber que é a estrela que designa o diabólico, a que chega antes do Sol, de Apolo, Deus.
Que seja. Se é pra evocar, faça-o consciente.
Tenho aqui a maneira de evocar os 72 espíritos de Goetha, sem muito trabalho, no cotidiano mesmo. Estou vendendo essa informação, geralmente restrita ao magos. Os demônios não são maus. Na verdade, são como pás. Você pode cavar um buraco com elas, ou matar alguém com a porrada.
Eu, pessoalmente, estou fora.
Mas sei cada um dos métodos. Tem muita gente boçal que vem aqui, gente fraca, que deixa scraps sujos como as unhas e o cheiro de terra, o cheiro de bosta felina, gentes que acreditam na vida após um jantar agradável em companhia que tenha um cheque e saiba falar menos que ouvir, as bobagens que se diz pra se fuder e depois, sabe, xororó, gentes que são Kricas anônimas, que são capengas, que torram meu saco, que me roubam dinheiro, gastam em cremes ortopédicos e me fodem o dia, pois então, estou vendendo os formatos de chamar os demônios. Se você não usar, outro usa contra você. Você quer o que não é teu. Não foi competente o bastante pra fazer ser teu.

Sabemos que em Lisboa, na noite do encontro entre a Besta e o Poeta ( encarnado no heterônimo diabólico, Álvaro de Campos), fez-se sobre a península ibérica a pior tempestade de todos os tempos.
Crowley foi convidado por Pessoa, que corrigira seu Mapa Astral. Pessoa definiu o novo dia de nascimento do Pior Homem, em um ano da data vulgaris ( a que considera Cristo como fundador de algo).
Crowley, na verdade, "nasce" bem mais tarde, quando recebendo uma visita, 1904 a.v. , do espírito anunciador, escreve o LIVRO DA LEI, psicografa, como dizem os estúpidos espíritas. Muita coisa bonita está nele, como a igualdade entre homens e mulheres. Pouca mais tarde, baseado no LIVRO, a ONU reconhecerá publicamente tal igualdade, que será interpretada pelos cristinas( maneira irônica como o satanista Pessoa identificada os que acreditavam na realidade da vida e ressurreição do Cristo) como um ato globalmente diabólico e herege.

Crowley ocupa um lugar de desteque na capa do disco que salvou a carreira dos Beatles, e modificou a maneira deles pensarem a música. E a Maldade para a riqueza, a grana. Sargent Pepper's.

Como terá sido o encontro entre esses dois seres perversos ? Que diabólicas entidades estavam presentes ?
O que fazemos quando lemos "Todo poeta é um fingidor" ?
Acho que passa a fazer novo sentido.
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena",
coisas do tipo, em camistas, nas cadeiras dos cursinhos que irão formar os futuros engenheiros, advogados, médicos, escritores, dentistas, psicólogos, jornalistas. Padres. Cabeças de partidos políticos.

O pentagrama cultuado por Crowley e Pessoa tem a ponta viarada para o baixo. É o homem olhando para a Terra, o chão, ou como desejam os especialistas cristitas, olhando para o INFERNO.

Nos rituais praticados não se vende a alma ao demônio, não se preocupe. Não há sacrifício utillizando animais.

Onde Crowley estudou, pela mesma escola iniciática, também passou o poeta Yeads, com quem a Besta teve um combate campal envolvendo arqueiros e guerreiros vindos diretamente das Trevas. Ali também se formou o precuror do movimento WICCA, que hoje atrai tantos jovens supostamente góticos ( que nem imaginam a diferença entre uma torre da Baixa Idade Média e uma coluna Dórica ou Jônica...), ele foi um homem, e criou uma seita para mulheres. Para bruxas, melhor dizendo. Os góticos que ouvem NIN e odeiam Raul Seixas estão no mesmo barco. Ou você controla o barco ou alguém vai fazê-lo virar. Os primeiros demônios que aprendi a evocar, por coincidência, são os que provocam acidentes marítimos. Existem também os de terra, óbvio, para viagens familiares ou de hipocrisia genital.

Como terá sido, dessa forma, o encontro entre Besta e Poeta ?
Nos registros policiais portugueses, consta que Fernando Pessoa corroborou a versão do suicídio simulado por Crowley. A Baphomet, pessoalmemte, foi o instrutor espiritual do maior poeta da língua portuguesa. Na versão brasileira ao LIVRO DA LEI, os editores da Editora Madras fazem uma alusão agradecida ao fato de termos em nossa língua a base da "filosofia" que orientava e orinteou os passos e a ética de Fernando Pessoa.

Conheçam o mundo antes de entrar nele.

E as vendas podem ser realizadas pelo meu e-mail pessoal.

Não venderei o mesmo supra-cardapium para dois inimigos. Isso pode me complicar. Sou ético também. E quero, ao virar merda, ser uma bosta com asinhas, tocando lira.

Que os outros comecem a padecer.

Só eu, os que amo...me cansei.

Abraço e uma baforada de cigarro.

terça-feira, setembro 19, 2006

Meu sonho de consumo

(por Roberta Nunes, que insiste em sonhar...)

O cara tinha uma espada.
Enorme, devia ter metro e meio só de lâmina!
E o punho? Cravejado de pedras preciosas, eu acho (hoje em dia, que sabe reconhecer jóias?), cheio de entalhes de animais e mulheres nuas, devia ter uns quarenta centímetros!
Mas, o mais impressionante era o próprio cara.
Rígido.
Maciço.
Parecia feito de pedra.
Andava pelas ruas como se fosse a coisa mais normal do mundo um fulano de tanga e sandália de couro, longos e lisos cabelos negros e olhos azuis gélidos, entre os carros e as multidões de São Paulo.
E ninguém ligava!
Deve ser comercial de tv, alguns comentavam...
Mas não.
O maluco continuava vindo atrás de mim, eu corria e ele caminhava, e mesmo assim, a distância era curtíssima.
Eu nem sabia direito porque corria.
Eu nem sabia do que fugia.
E aquela estátua viva na minha cola, os olhos cravados em mim, certeiros.
E aqueles músculos?
Todos trabalhando em conjunto, e dava pra ver cada um deles se movimentando. E a imaginação, apesar do pânico, corria solta.
Eu corria e pensava no quanto aqueles músculos poderiam se movimentar.
E, finalmente, senti uma mão, dedos fortes se fechando sobre o meu ombro, e meu corpo sendo simplesmente erguido do chão e jogado pra cima, feito um saco de batatas.
Ninguém na rua se mexeu pra me socorrer, por mais que eu gritasse e esperneasse.
Quem ia se meter a besta com um homem daquele tamanho?
Não sei como, fomos parar numa tenda enorme, cheia de tapetes, sedas e armas penduradas, e incensos queimando em algum lugar.
Depois que a minha voz já tinha sumido junto com a minha dignidade (ser carregada dessa forma deixa qualquer um humilhado), percebi que estava deitada numa cama gigantesca, forrada de peles, e era encarada de cima, bem de cima, por um par de olhos magnificamente honestos.
E, sem uma palavra, o tal cara veio pra cima de mim, uma montanha de força incrivelmente flexível, e senti, como nunca antes, o tamanho que a paixão de um homem pode ter...
Aí o maldito relógio despertou, e era hora de ir pro trabalho.


*esse sonho aconteceu há cerca de uns dois meses, depois que eu passei a madrugada lendo o livro do Conan que um amigo me deu de aniversário.

como não deu tempo de escrever um texto fresquinho (já que esse foi escrito logo depois do sonho), pelo menos é inédito.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Curto e grosso

Escrito por um Fernando Alonso mau-humorado e se recompondo de uma pneumonia...
Bom, já ouvi em todo lugar gente comentando sobre as eleições. Eu não falei nada. Ainda.
Nessa época do ano esses caras-de-pau tentam evocar o lado patriota de cada um de nós. O problema é que não sei se tenho mais esse lado.
É bem verdade que anular, ou votar em branco só piora as coisas. Porém, ouvir aquele monte de ladainha e continuar vivendo para pagar conta é complicado. Pequenas empresas que recebem apenas para pagar dívidas (como a minha), somados aos circos do show do mensalão, e a máfia dos sanguessugas dentre outros, são algumas das coisas que fazem a gente perder a credibilidade no país. E a CPI? Para que serve mesmo? Não me lembro de ver ninguém sair dali caçado ou preso. Aliás, o dia mais emocionante da CPI foi ver o Marcola desmoralizando os deputados inquiridores. É, ta tudo errado.
Meu pensamento mudou. E acho que não há lugar pra herói mais. Aliás, segundo um belo livro que li sobre a história da Guerra do Peloponeso, heróis são reconhecidos por seus túmulos.
Isso quer dizer que vou desistir? Não, tem muito por que lutar ainda. Mas eu tenho minhas preferências. Famílias e amigos em primeiro. Se sobrar, um pouco para o país. Afinal, não me lembro do que fizeram por nós até agora. Lembro bem o que meus próximos fizeram por mim. É tudo na base da reciprocidade e do amor. Não tá sobrando muito tempo para patriotismo. Esse mesmo livro diz outra coisa bem interessante: Que apenas o patriota e o tolo servem de graça. E vou me lembrar disso.