segunda-feira, setembro 18, 2006

Curto e grosso

Escrito por um Fernando Alonso mau-humorado e se recompondo de uma pneumonia...
Bom, já ouvi em todo lugar gente comentando sobre as eleições. Eu não falei nada. Ainda.
Nessa época do ano esses caras-de-pau tentam evocar o lado patriota de cada um de nós. O problema é que não sei se tenho mais esse lado.
É bem verdade que anular, ou votar em branco só piora as coisas. Porém, ouvir aquele monte de ladainha e continuar vivendo para pagar conta é complicado. Pequenas empresas que recebem apenas para pagar dívidas (como a minha), somados aos circos do show do mensalão, e a máfia dos sanguessugas dentre outros, são algumas das coisas que fazem a gente perder a credibilidade no país. E a CPI? Para que serve mesmo? Não me lembro de ver ninguém sair dali caçado ou preso. Aliás, o dia mais emocionante da CPI foi ver o Marcola desmoralizando os deputados inquiridores. É, ta tudo errado.
Meu pensamento mudou. E acho que não há lugar pra herói mais. Aliás, segundo um belo livro que li sobre a história da Guerra do Peloponeso, heróis são reconhecidos por seus túmulos.
Isso quer dizer que vou desistir? Não, tem muito por que lutar ainda. Mas eu tenho minhas preferências. Famílias e amigos em primeiro. Se sobrar, um pouco para o país. Afinal, não me lembro do que fizeram por nós até agora. Lembro bem o que meus próximos fizeram por mim. É tudo na base da reciprocidade e do amor. Não tá sobrando muito tempo para patriotismo. Esse mesmo livro diz outra coisa bem interessante: Que apenas o patriota e o tolo servem de graça. E vou me lembrar disso.

9 Comments:

At 8:55 AM, Anonymous Anônimo said...

parabens!!! - abaixo o mundo!!!

 
At 10:04 AM, Anonymous Anônimo said...

Infelizmente os Políticos podem ter a mesma idéia que a sua. "Estepaiz" não me deu nada em troca, o importante é minha família, amigos e partido. Dai surge o nepotismo, lavagem de dinheiro, sanguessugas, mensalão e etc.

Aconselho a não curvar, não desista. Achar que o Marcola é bacana, seria o mesmo que acreditar que pra fazer política tem que colocar a mão na merda. Tenha paciência, veja o que é melhor para o seu País. Só assim a sua empresa vai pagar menos impostos, cresceremos como o resto do mundo, não tornaremos-nos uma latino-ditadura e não vamos ser mais um recebendo bolsa família.

 
At 10:42 AM, Blogger Feffers said...

Oi!
Só pra constar, nao quero dizer que o Marcola é bacana, só quis mostrar o quão inútil é a CPI!
:))

abraço

 
At 12:33 PM, Blogger Roberta Nunes said...

hahaha, e olha aí os candidatos que temos em São Paulo: Maluf, Clodovil, Suplicy (que já é senador há tanto tempo que simplesmente não sabe mais o que fazer a não ser se manter em permanente estado eleitoral...), e mais umas e outras figuras bizarrícimas!
belo texto, Fernando, curto e grosso(ui!)
beijão
Ro

 
At 6:01 AM, Anonymous Anônimo said...

É triste o processo de amadurecimento, seja em qualquer parte da sua vida. No meu caso, o amadurecimento político foi o pior, pois eu tinha cestas de idealismo para dar e vender. E vi tudo isso indo pro ralo nos últimos 4 anos.
Eu não confesso só que votei no Lula. Eu voto no Lula desde 89. Eu não confesso só que acreditava nele. Eu confesso que achava que ele e o Zé Dirceu iam fazer desse país algo bem melhor. Afinal, eles eram patriotas (há 30 anos atrás), mas acho que eles deixaram o patriotismo de lado e resolveram deixar de ser tolos. Cada qual pega a sua parte e o povo ... bom o povo se contenta com o que tem, afinal cada qual tem o Governo que merece, certo?

 
At 8:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Qto vc ganha pra escrever nesse blog aí, patriota? Bjo do Botter.

 
At 10:40 AM, Anonymous Anônimo said...

Muito bom o texto!
Expressa o sentimento de alguns que fazem parte de uma minoria pensante deste país.
O patriotismo não morreu, ainda creio que ele exista e não somente nos eventos cívicos, ou no esporte, como o nosso caloroso futebol; Porém as durezas da vida faz com que o nosso patriotismo fique apagado de nossas mentes... espero que não morra de vez, como ao que parece nosso país vem morrendo!.
Abraços
Ricardo Bertolini

 
At 2:43 PM, Anonymous Anônimo said...

tá tudo errado
tá tudo errado
todo errado
toda errada
todo erro
todo engano
um erro certo.

 
At 8:11 AM, Anonymous Anônimo said...

Herói, pra mim,
é aquele que consegue incluir
e amar o seu próximo mais próximo,
família, amigos...
Parece tão pouco!
Mas é coisa que passa longe de nossos políticos e tantos mais,
incapazes de ensinar aos próprios filhos o que seja honestidade, lealdade e tudo mais que se seguiria a isso.
Esperar então o quê, em termos mais amplos, coletivos?

Belo texto, Fernando.
Grande abraço.
Cecília.

 

Postar um comentário

<< Home