segunda-feira, agosto 28, 2006

Uma questão de física – escrito em cima da hora por Fernando Alonso

Eu estava aqui pensando na vida, no tempo. Na rapidez com que as coisas acontecem. Tempo, velocidade, deslocamento. Tudo na verdade não passa de uma fórmula física. V = S-so / t-to, V = vo + at, como me ensinaram no colégio, e por aí vai. Mas peraí, não era isso que eu queria dizer. Eu queria saber o por quê de tanta pressa. Por que estamos sempre correndo. Bom, pelo menos eu.
Hoje de manhã eu acordei atrasado. Não sabia exatamente o motivo do atraso, mas tinha de correr. Ah sim passaria na loja da TIM para comprar um aparelho. Banho corrido, café voando e área. Saí de casa reclamando e cheguei na TIM praguejando. Tinha uma feira na rua da loja. Larguei meu carro ali e corri. Chegando lá encontrei a loja sem sistema, e tive de esperar. Peguei a maldita senha e aguardei. Por 20 minutos, meu prazo de tolerância. Passados os 20, saí da loja pior que entrei e fui para o escritório. Tava a-t-r-a-s-a-d-o.
Foi quando eu parei num semáforo e, olhando para meu lado esquerdo, notei uma figuraça. Um indigente, que estava arrumando tranqüilamente suas sacolas para que pudesse sentar. Empilhou lentamente duas delas, tirou a terceira do ombro colocando-a ao alcance dos seus braços, virou e sentou. E nada do trânsito andar. Olhei novamente para ele, que agora observava o movimento enquanto que meu carro chacoalhava. Parecia que havia 3 mulatas do Sargentelli dançando lá dentro, quando na verdade era minha perna que se movimentava. Ansiedade? Bobagem, difícil encontrar alguém nesse estado hoje em dia. Voltei ao mendigo. Usando seu capacete de engenheiro abria o zíper de sua mala de mão procurando algo. Tirou uma sacolinha com o que parecia ser seu lanche. Olhou, esboçou um sorrisinho e guardou novamente o saco. Aí ele puxou outro artefato. Um óculos escuro de plástico, do tipo que se ganha de brinde hoje em dia em casamentos. Então ele abriu os óculos e colocou-os no rosto. Aí sim ele escancarou o sorriso. Nem preciso dizer que metade do time tinha sido expulso né? Ali faltava o centroavante, o meia direita, o quarto zagueiro. Sobrou pouco dente ali. Mas assim como veio, o simpático sorriso também se foi. Havia algo errado. Então meu amigo enfiou a mão na sacola e sacou um pano branco. Bem, não era bem um pano, mas sim uma cueca branca. Retirou então os óculos e os limpou no cuecão. Recolocou os óculos e o sorriso brotou em seu rosto novamente.
Foi quando o sinal abriu e segui meu rumo. As mulatas haviam abandonado meu carro e meu mau-humor matinal havia passado, restando uma dúvida. Guardadas as devidas proporções, porque não posso também parar de correr como um desesperado, chegando ao final do dia nem me recordando do que ocorreu durante ele? Não seria nada mal deixar de comer em 7 minutos, ou em 5 (de pé) sem pensar no que tenho de fazer na hora seguinte. É porra, se um cara sofrido como aquele pode rir e aproveitar uma manhã de segunda ou terça eu também posso, creio. É isso. Vamos aproveitar um pouco mais. Sem desespero que as coisas acontecem do mesmo jeito. Viver um pouco mais faz bem para a saúde segundo os médicos, certo? Certo. Bom, agora que tá tudo resolvido, acho que é hora de correr que to atrás..., digo, hora de trabalhar. Não é só porque falei isso tudo que neguinho vai começar a fazer corpo mole. Já leu o texto? O que tá esperando então, olhaí seu chefe na mesa da frente. Já viu os e-mails? Que horas é sua reunião? Sua secretária tá te chamando, vamos agilizar!

11 Comments:

At 7:53 AM, Blogger Roberta Nunes said...

eba!
a primeira...rs
sabe, Fernando, segunda-feira é um dia brabo de acordar, também me atrasei.
hoje, me dou o direito de curtir um pouco o meu dia (coisa que não fazia antes, sempre correndo e correndo).
tenho um rádio ligado na minha mesa, rock´n´roll baixinho pra não incomodar ninguém, e sigo meu caminho.
belo texto corrido.
(o difícil é a gente se acostumar a viver os minutos...)
beijão
Ro

 
At 8:21 AM, Blogger Memórias said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 8:28 AM, Anonymous Anônimo said...

É isso ai Teca...para o alto e avante, né??hauauahua
Bela cronica pra uma segunda feira ja corrida, como as terças, quartas, quintas....bom, ce me conhece...
abraço!!
rods

 
At 8:30 AM, Anonymous Anônimo said...

A verdade é essa mesmo.
A gente corre tanto para tentar conquistar as coisas e ser feliz, que perde o tempo necessário para a felicidade.
Desacelerar pode ser fundamental, mas o importante é não parar, mesmo que seja devagar, ir em frente sempre.

Bom texto. Adorei.
Uma boa semana para você

 
At 8:42 AM, Anonymous Anônimo said...

Aê Fefão,
Show de bola esse texto!
Tbm tava de mau humor hoje de manhã e agora não tô mais.

Valeu!

Abs,

Alezinho

PS: À propósito...O que será que o Mendigo enxergava qdo colocava os óculos?

 
At 9:47 AM, Blogger Paulo Castro said...

Meu velho,
meu amigo,
é a questão
que se coloca, na verdade, como a porra de uma afirmação:
delícia de dia em que me parei e parei tudo, deitei no chão, em um canto, e lá fiquei, debaixo da árvore, nem as badaladas igrejares ou as baladeiras vagabundas me atrapalharam na solidão.
eu ainda não sabia escrever nada.
foi ontem, foi hoje.
e assim,
te convido, arrebatado que fiquei:
http://nalatadopoeta.blogspot.com
Vc veio com tudo, Alonso.
Abraços.

 
At 10:35 AM, Anonymous Anônimo said...

Confesso que atingi um estado parecido ao que mendigo vive, mas ainda corro atrás de coisas, de coisas, de coisas... enquanto instalavam o toca-fitas (sim, toca-fitas) no carango, fui ler o texto sobre amizade e suicídio que tá na página 3 do correio popular de hj. fui ao cemitério da saudade, logo ao lado do cara que instala o som. distraída, um pitt bull fareja e talvez... quem sabe talvez... quase me abocanha; mas antes uma moça de cor de rosa avisa:
- não é um pitt bull?
- é...
- vou chamar as autoridades!
- faça isso, agradeço.
saio de fininho, busco outro banco em outra sombra para continuar a leitura... e avisto então, um gato preto, que pula macio em meu colo...

bem, essa foi a segunda de manhã que eu tive hoje!

curti a mensagem!

beijos, gi

 
At 2:32 PM, Anonymous Anônimo said...

grande alonso, sempre surpreendendo a todos. belíssima crônica! só senti falta de umas sonoplastias do mentigo, mas blza...

[]'s
Tomas

 
At 2:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Fefão..
Ainda bem que o tempo é nosso amigo... é bom parar um pouco para ler seu recital..

EXCELENTE!!!!

Cara, gosto do jeito que vc escreve.. parecia que estava no carro com vc..hahaha

muito boa..vc é F... fera..

Bom, mas acho que a correria vem do nome!!!..
Acelera Alonso!!!

Abração.

 
At 4:17 PM, Blogger Feffers said...

Olha só Alezinho, o que ele viu eu não sei. Mas devia ser bem legal, hehehe.

Valeu Ale, valeu pessoal.

Abraços

 
At 4:18 PM, Anonymous Anônimo said...

Dr Alonso, é isso aí rapaz, manda chumbo grosso nos escribas, como numa segundona brava, mas que sempre pode ser a melhor das segundas. Abraço do Botter.

 

Postar um comentário

<< Home