quinta-feira, agosto 03, 2006

Para DANIEL F.


Dia desses, eu e Giselle Marques fomos jantar no Fran's Caffe e lembramos de Daniel.
Ele foi a inspiração inicial para o Projeto Morte Doce.
Pois ele era doce.
Gi achou que eu quisesse comê-lo.
Nada disso. Outras intenções.

Vimos Dani mais duas vezes e depois ele partiu pra Amazônia, organizar luta armada contra os EUA com uma metralhadora que o pai dera de presente.

Ontem, jurei ao próprio Dani que falaria dele.

Dani: apartamento, tive que entrar pela janela, tremenda fumaça, e ele falou em pessimismo. Ontem falou de novo nisso. Me arrepia agora. Juro. Tá certo que tô ouvindo Pink Floyd e que em minutos estarei dentro da mulher que amo.

Mas, Dani, larga mão desse pessimismo.

Bonito, inteligente, puro.

Ingênuo, até.

Um rapaz, um jovem, mais jovem que eu e Giselle, ontem o chamamos de filho.

Meus filhos não são pessimistas.

Temos uma foto juntos,os 3, no derradeiro encontro: www.editoratabu.zip.net

Vejam como é lindo.

Não desejei comer a bundinha dele, pois prefiro outras paradas, e agora, todos sabem, uma só parada.

Mas ele está Apocalipse Now, dominando as selvas, espero que mate o Bush e crie uma nova raça de gente legal.

Cabelo de índio ele já tinha.

Rabisquei todo o texto dele.

Onde que meti isso ?

Alguém (me) viu ?

Se ele estivesse por perto e acessível, iria pedir pro Ciro convidá-lo no lugar da Adilma.

Mas o MSN pega mal lá na barraca.

Quando a gente se viu pela primeira vez, falamos de paixão.

Premonição ?

Gosto de pensar que sim.

Ele não é Cristiane F, nunca se deixaria prostituir.

Mas da metralhadora, vejo rosas, nunca balas de matar gente.

Mesmo os carraspetas gringos.

Dani: faz filho numa gringa peituda.

( Tome um Engov antes e um depois )

Dani: estou com uma câmera digital porreta. A gente ia se divertir, cara. Putz, imagina só ? Sair por aí, noite adentro, flash, registrando suicídios por amor, e renascimentos pelo mesmo motivo. Perdão não falar de política, mas deixei essa vida. Saca a gente rodando no Renault da Giselle e policarpando bandeiras genuínas nos olhos lacrimosos das damas da madrugada, perfumadas e venenosas com a seiva do vírus cego...algo meio Saramago, se ele não fosse um velho chato e genial.

I wish. You. Here.

We.

Quando fizer amor hoje, não vou estar pensando em você, mas agora estou, sou teu irmão, teu pai, teu próximo. Sinta minha mão no teu joelho, apertando coragem e otimismo realista. Coloque a cabeça no meu ombro forte. Vou te fazer cafuné e comer teus piolhos.

Sei lá, quando der, aparece aí.

Eu e Giselle estamos com saudades.

E as Campineiras te desejam em sonhos molhados. E os caras temem perder suas garotas pra você. E as garotas pensam em abandonar seus caras por um Herói Vivo.

Serei seu Castaneda, amigo Che.

Como Giselle será minha Gertrude Stein.

Um abraço dos Desterrados.

Somos cagões das letras.

Você não, foi pra guerra.

Te amamos.

Até breve na batalha.

PAULO CASTRO.

14 Comments:

At 4:13 PM, Anonymous Anônimo said...

Já que estamos relembrando, Paulo, vc esqueceu do Bodstein. O Bod! Foi por ele que conheci o Dani, numa palestra que dei pro pessoal de jornalismo da Puc. Sobre o quê falei? Sobre morte, oras! Sobre A Morte Como Sustento. O Dani me abordou no fim da aula e veio me mostrar o ensaio sobre Suicídio, Morte Doce... E depois eu e vc, com caras e maneiras de sócios ainda, falamos na Rádio Educativa com o jornalista Bodstein que nos chamou no ar de "um tanto esquisitos". Há quem nos ache excêntricos... Vai saber!
Super beijo ao Dani, aos Desterrados, aos leitores e a você, maluco!!!!

 
At 4:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Todas as mulheres desejam ter heróis vivos como maridos. Pena que o martírio ocupe tanto espaço na vida, na mente e no coração de um homem.

Adorei. E quando puder ve se me apresenta esse Dani. rsrsrs

Beijos

 
At 4:51 PM, Anonymous Anônimo said...

Fala Paulo,

Homenagens sempre caem bem.
Heróis caem melhor ainda, ainda mais hoje em dia.
É isso aí!

Um abraço

 
At 4:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Em tempo,

Podemos editar nossas mensagens aqui no blog? O comentário acima ficou mal escrito, e notei apenas após publicá-lo.

:)

PS: Longa vida aos heróis.

 
At 5:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Dany, bom te conhecer, ainda mais através de estre-linhas de nosso amigo Paulo.Os hérois, pessoas que tem coragem de ir atras de seus sonhos, é disto que precisamos, ne.Bjm, Bel.

 
At 5:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Herói, uau, sempre quis conhecer um, ouvia falar dos heróis, mas não tinha certeza se ainda existiam, mereceu a homenagem.

 
At 10:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Me deu vontade de conhecer esse herói. Ao vivo. E a cores. E mais...

 
At 10:21 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá Paulo,
É sempre muito bom ter heróis, pessoas que nos inspiram...
Que bom que vc tem o seu!
Beijos,
Tânia

www.tania2006.blogspot.com

 
At 11:11 AM, Anonymous Anônimo said...

aêêê vivi valente!!!! o herói é uma graça de olhos azuis!!! ele ainda não viu esse texto! rs

 
At 11:17 AM, Anonymous Anônimo said...

Queria tanto, Paulo,
poder dizer alguma coisa
para Daniel!
Mas é tão difícil encontrar algo
que faça sentido...

Dani, Dani,
você deve ter um coração
cheio de amor!
Mas será essa a melhor forma
de doá-lo?
Não o conheço pessoalmente, mas
preocupo-me.
Cuide-se, por favor, lindo
menino...

Cecília.

 
At 4:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Lindo!

 
At 9:00 PM, Blogger Paulo Castro said...

ué, vim aqui achando que tinha alguém falando mal do meu texto....gostaria tanto disso....pra poder dar........um...............abraço forte nessa pessoa.

Sério.

Sem ironia. Sem cinismo. Sem pessimismo, nem sombra dele.

 
At 11:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Um abraço é sempre bom!

 
At 9:44 AM, Blogger Roberta Nunes said...

um herói.
isso é o que a gente tem como legado real.
beijo
Ro

 

Postar um comentário

<< Home