segunda-feira, julho 17, 2006

SEMPRE COMIGO

"Que seria de nós
sem ancoragem
no tempo que esgarça e destrói ?

Que seria de nós
sem nossos baús
de saudade
e choro ?

É a fotografia que segura relógios,
retorna calendários,
faz do passado presente,
num instante.

Fala do retrato denunciador,
da esperança sumida,
dos amores acabados,
cujas caras
não mais nos tocam."

Luis Humberto Miranda Martins Pereira



Felicidade. Uma fotografia tirada num domingo de sol e frio.
Lembrança de um momento que dura um instante de tempo e morre.
Fotografo para aprender a lidar com a perda.
Perda trágica.
Fotógrafo frustrado.
Impotente em deter os rumos dos acontecimentos se contenta em contemplar a sua não arte perante a morte.

O assassino de todos os tempos, conhecemos bem.

Mais poderoso do que todos nós juntos, a evolução tecnológica ainda não aprendeu a aprendê-lo devidamente, apesar da moderna sociedade industrial ter desenvolvido uma arma para se vingar: o revólver é uma câmera digital.

Aquilo que o tempo tenta tirar de mim, imprimo quantas vezes quiser. Colo na parede, no quadro, na camiseta. Faço um pôster, publico no jormal, na revista. Converso em silêncio com a fotografia. Ela estará para Sempre Comigo.

O moço que passa apressado sou eu, em busca de algo que o salário não compra. Já não tão moço, convencido de que a juventude nos ilude, apenas caminho com minhas calças de moletom enquanto observo pessoas dançando pela avenida com vestes coloridas e instrumentos de fazer alegria nas mãos. As mesmas que seguram a criança para se juntar ao grupo sem pensar nas horas.

MInha pressa nunca deixou que os notasse antes de ter presente e passado registrado nessa fotofelicidade que não me pertence.

Fotografia: meu memory card guarda lembranças de um momento que não existiu para mim porque não deixei que existisse. Hoje choro saudades nunca antes reveladas.

Felicidade: está tão perto que dá medo chegar junto. Bicicleta, carro, avião. Se não tiver nenhum dos três, uma carona de caminhão. Pré-requesito: coragem.

Morte: Inevitável.

Fotografia, Felicidade e Morte: o trio viaja fazendo seus registros, atirando contra o tempo. Até o comando da última impressão estará Sempre Comigo.

3 Comments:

At 8:36 PM, Blogger Gata Guu said...

Se desaparecer, mando o caso para o investigador.

(=^=^=)

 
At 9:19 AM, Blogger Paulo Castro said...

Muito bonito, Guu.
Mesmo.
Bj.
pc.

 
At 1:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Lindeza!

Embora goste tanto,
nunca havia pensado/sentido
a fotografia dessa forma,
com tanto lirismo...

É... vocês já se misturaram...
você... poesia...

Beijo grande.
Cecília.

 

Postar um comentário

<< Home