segunda-feira, junho 19, 2006

GOSTO DE MAÇÃ



"Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais"

Raul Seixas e Paulo Coelho






Não fui capaz de nutrir o corpo que jaz, nem a alma que agora abraça Hades.


Minha doce Luriê, a quem mais poderia escrever esta carta senão a você. Você que me acompanha desde o início, me sente, e sabe das coisas que vão acontecer antes mesmo que aconteçam. Talvez seja capaz de me perdoar. Não por ter me matado, pois suicídio não tem perdão. Que me perdoe por tê-la expulso do aconchego de um ventre que não mais existe, para colocá-la nesse labirinto sem um fio de lã marcando o retorno.


Só na hora da morte, pode alguém dizer se foi feliz ou não, quem disse isso foi o sábio Sólon, não sei se ele era tão sábio assim, tenho a resposta antes mesmo de te descobrir aqui dentro, e foi por você, que tudo adiei. Mas agora que meus peitos cumpriram bem sua função, você é mais forte que o minotauro, já pode viver por si, sigo meu destino.


Para que não pense que o desespero me conduziu ao caminho sem volta, afirmo que toda alegria silenciosa de Sísifo reside em mim, e vou consciente do que faço, apenas não sei “exatamente” como lhe dizer isso, então digo de forma “inexata” usando como simbologia a fruta de que mais gosto: A Maçã. Eva também gostava, e por tê-la oferecida a Adão até hoje nos culpam de expulsão do paraíso.


Sei que não gosta de maçã. Nem mesmo o suco fresco, feito na centrífuga, coada sem nenhuma fibra, seu paladar aprecia. Que isso não seja uma barreira entre nós.


As maçãs são ricas em fósforo, mineral que contribui para a transmissão dos impulsos nervosos, são adstringentes, ajudam a limpar as cordas vocais daqueles que muito a usam e tantas outras qualidades das quais é dispensável falar, já que não é a razão que a fará gostar. Então peço, apenas que veja como toda pessoa muito inteligente adora comer uma maçã. Adora ou precisa, talvez o corpo peça. Observe e tire suas próprias conclusões.


Não estou dizendo que por isso você não é inteligente, ao contrário, uma pequena gênia. Os gênios, e os que superaram o estágio da super inteligência, não se importam com maçãs, já não precisam delas.


Diferente de você, gosto e preciso de maçã - da Green a Red- prefiro todas, mas me atrai em especial uma: a maçã encantada que não há beijo de príncipe que desfaça o encanto. É por ela que morro quando imagino seu gosto entre meus dentes grandes bem calcificados cravando-lhe a massa suculenta enquanto no cantinho da boca, escorrem gotinhas solitárias, chorosas pelo desprezo de não serem engolidas.


A temperança é uma virtude que mora dentro de alguns corpos, impedindo que se embriaguem de maçãs encantadas, os que tem essa virtude vivem mais, não sei se melhor, vão comendo aos poucos, como fez o Bussunda, que morreu sem ver o gol do Adriano e do Fred. Mas será que ele se importava de verdade com isso? O virtuoso Lula, ao contrário de Getúlio, morreu de morta lenta, dolorido de ver, um país dirigido por múmias. Como dessa virtude, pouco me foi dada, não recuei quando tive uma maçã encantada em mãos. Abocanhei toda de uma só vez, me embriagando tal como fez Virgínia, Torquato, Cléopatra.


Não veja a cena como os adultos, que dramatizam tudo e estendem o sofrimento ao máximo, caso contrário me arrependerei de ter confiado a você esta carta e em sonhos, pedirei um sorriso.


Antes de me decidir pela maçã, fui ao psiquiatra: “me mate”, pedi ajuda para morrer. Ele puxou um canivete fez que ia, mas não foi adiante. A desculpa: “pessoas boas não devem morrer”. Psiquiatras não entendem do que deveriam entender, por isso fazem cara de sérios, o disfarce dos charlatões.


Mal sabe ele das minhas maldades, se fosse boa pessoa não deixaria órfã uma filha de caso pensado. Nem seria indiferente ao terrorismo que não poupa nem as crianças. Minha caridade é de mentira, faço doação daquilo que já não me serve, minha indiferença é de verdade, nada de prático fiz para mudá-la. E ainda tem mais, quer maldade maior do que deixar o julgamento para os que ficaram? O julgamento é pior que o suicídio e a indiferença juntos.


Apesar dos pesares, “La Vita É Bella”. De uma beleza infinita, e o Brasil... bem o Brasil... o Brasil pode ser hexacampeão!!!!!


A alegria dos jogos contagia o torcedor, ajuda a tornar a vida ainda mais bela com direito até a nitrato de amilamina e outras coisas legais que ajudam a esquecer problemas comuns, mulheres parideiras com a barra da saia suja do catarro dos moleques que vão pedir dinheiro na porta do banco ou vender balinhas e acrobacias no semáforo.


Um dia todos nós não estaremos mais aqui, para ver tanta beleza, porque nossos olhos também se cansam. Alguns cansam antes, os meus já se cansaram. Eu já me cansei. Cansei da beleza do meu reflexo no espelho, agora quero apenas embelezar a terra, morada das flores, dos frutos e dos seres mais belos do universo: Os vermes. Que eu fique em contato direto com eles, meu caixão deverá ser apenas um vestido de algodão.


Uma muda de macieira deve ser plantada no mesmo local. Mesmo que não goste de maçãs, peço que aprecie o fruto molhado de orvalho nas manhãs que se seguem.


Te amo para sempre e quando quiser me ver vá á macieira. Entre cada folha, em cada fruto, em cada flor, em cada brotinho que cresce lá estarei.


Com carinho,


Mamãe.


"Se realmente entendemos o problema, a resposta virá dele, porque a resposta não está separada do problema". (krishnamurti)



9 Comments:

At 5:37 PM, Anonymous Anônimo said...

a música entrou...

"se eu te amo e tu me amas
e outro vem quando tu chamas
como poderei te condenar?"

quem poderá me condenar?
te condenar?
condenar quem aqui?

 
At 6:52 PM, Blogger Gata Guu said...

quem x?

quem????

??

Bjs,

(=^=^=)

 
At 9:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Enquanto lia seu texto ficava desejando uma maçã lustrosa para morder. Comi uma hoje cedo, mas a casca estava toda enrugada, não teve a mesma graça.
Achei o máximo a idéia da macieira plantada sobre o corpo, me vez viajar em pensamentos. Imaginei até essa cena num filme, emocionante.

 
At 4:49 AM, Blogger Paulo Castro said...

Guu: que a euza lírica use o canivete pra cortar a maçã e comer em paz com a sagrada família que é a benção de Deus para os homens de boa-vontade. Texto lindo pra caralho, lembrou os momentos mais poéticos da Hilda Hilst.
Beijos.
PC.

 
At 7:23 AM, Blogger Roberta Nunes said...

Guu, minha Gata linda!
Poesia pura, texto do CARALHO!!!
Lindo demais.
Amo-te.
beijos
Ro

 
At 9:52 AM, Anonymous Anônimo said...

*Nossos olhos também se cansam...Eu já me cansei.
... agora quero apenas embelezar a terra, morada das flores, dos frutos...*

Uma beleza que dá nó na garganta!
Doce beleza de uma Gata chamada Guu...
Obrigada por compartilhar.

Beijos.
Cecília.

 
At 10:42 AM, Anonymous Anônimo said...

phoda.
bjo do botter

 
At 2:19 PM, Anonymous Anônimo said...

Não tirando o mérito de Machado de Assis que era o mais erudito dos brasileiros você chegou lá parabéns.Machado cita desde a bíblia até o Corão.Cita escritores ilustres,passagens de livros,trechos da filosofia.Literatura é isso mesmo.O que pensamos e toda nossa cultura ocidental juntas.

 
At 4:42 AM, Anonymous Anônimo said...

Obrigada a todos pelos comentários.

Beijos,

(=^=^=)

 

Postar um comentário

<< Home