segunda-feira, junho 12, 2006

Foto retira do filme "O segredo de Brokeback Mountain"

AMOR FORA DA LEI

“As leis não bastam. Os lírios não nascem das leis”. Carlos Drummond de Andrade

Tenho o nome da mãe de um filósofo famoso por não acreditar no amor. Sou Johanna, aquela que nasceu sob proteção de Vênus, Afrodite, Frigga e Santo Antônio de Pádua. Amor é o meu signo.

"Ame o seu próximo". "Ame incondicionalmente". "O amor é cura". "É só o amor que conhece o que é mentira e o que é verdade."

Não fui eu a criadora dessas frases que brotam das bocas como lírios em campos férteis e morte certa no primeiro despetalar sobre as concepções que elas podem assumir. Peguei-as emprestado quando esbarrei por acaso e de caso pensado nos muitos “eu te amo” que havia no meio da ladeira percorrida antes de chegar aqui para dizer que hoje, 12 de junho, desejo falar de amores que não ilustram outdoors, nem brilham em horário nobre.

Devido a influência astral, é enorme minha necessidade de amar, até mesmo quem não me ama, amo. O que não me impede de ser seletiva e escolher quem levar ao Fensalir. Por culpa do meu excesso, falta em outras o amor. E para não ficar um buraco, as pessoas preechem com coisas que tem em abundância. Minha vizinha, por exemplo, preencheu com o ocupar-se da vida alheia.

A danada com feição de Suzane Von Richthofen arrependida, só foi feliz quando descobriu e pode denunciar um prazer que desejava ter e não tinha: um amor fora da lei. Poupando detalhes sobre a circunstância da descoberta, agora que todos sabem, não tenho mais motivo para esconder meus dois amores.

Sou casada com homens maravilhosos, mas a folha A4, desproporcionalmente menor que meu coração, só tem espaço para um, então o outro, vive na clandestinidade, apesar de dividirmos os três a mesma cama extra reforçada para o nosso amor Ágape.

Procuro ser sempre correta em minhas decisões, meu único crime, foi não amar segundo o que reza a lei do matrimônio, prefiro as rezas que eu mesma invento.

Por não nos enquadrarmos no que pede a lei, fomos abrigados a omitir fatos, o marido que não estava no papel, transformou-se num amigo estudante, hospedado provisoriamente enquanto pesquisava para sua tese de doutorado: “O amor em suas fases e faces”.

Não gosto de mentir, ou gosto, agora já nem sei, mas em alguns casos, é inevitável. Aliás, é mais do que isso, é um ato de amor. Quando, por exemplo, os meninos passavam em casa de carro no sábado á tarde, eu dizia para minha mãe que ia tomar um sorvetinho. Se dissesse a verdade, ela ia ter um "treco" e fazer a mãe ter um “treco” não é um ato de amor.

A sorveteria chamava-se Pussycat, ficava ou fica na rua Maranhão, 600 Praia Azul - Americana. Hoje não sei se ainda existe, na época era bem legal, tinha piscina com cascata, sauna, cama redonda que girava, etc., e o bom era que ficava tudo a preço de sorvete mesmo, já que a conta era dividida entre dez e quinze pessoas.

Devo as saídas à sorveteria e ao muito bajular Santo Antônio, os amores que hoje cultivo. Me apaixonei quando vi os dois se beijando e pedi para ser amada com a mesma intensidade.

Eles disseram sim e assim acertamos o andamento de nossos metrônomos para um só pulsação. Somos trifelizes e podemos acolher com afeto e responsabilidade uma criança sem lar, se a língua que a vizinha não sabe fazer bom uso, não atrapalhar o processo de adoção e o juiz for sensível o bastante para entender que o coração ocupa o espaço em que a razão não chega.

A todos que temos nossos amores fora da lei, o dia de comemorar não tem data marcada.

13 Comments:

At 5:43 AM, Blogger Roberta Nunes said...

Minha linda, que vida agitada!
É a sua mesmo?
Toda agitada assim?
Que bom!
Acho que vocês se divertem um bocado, e não sobra tempo pra futilidades, só pra vida, rs.
(omo não tenho namorado/marido/caso, passo batido pela data...)
beijão
Ro

 
At 6:22 AM, Blogger Paulo Castro said...

amor tem que ser fora-da-lei mesmo.
pra quem não sabe, essa porra desse verso do drummond está inscrito numa parede interna do fórum novo de campinas. Muito engraçado. Quando eu li, na época da minha separação, achi tudo muito legal e até joguei um dos canivetes no lixo jurídico.
Nem sempre posso escrever armado.
Guu: não conheço sua vida, apenas um pequeno pedaço dela, e sim, vc sabe como saio bem em fotos.
A lei define o que é certo ou errado, ou seja, o que é gostosinho e o que é um puta tesão.

Beijos.

 
At 7:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Legal ler sobre vc , e ver como é a grande a naturalidade com q lida com isso... Eu tenho certeza q não teria essa sua virtude... Muito legal o jeito como escreve tbm... E é legal como vc lida com o fato q amor num tem limites né... Se cuida Kirida, e tenha um bom dia dos namorados...
;)

 
At 7:20 AM, Blogger Gata Guu said...

Roberta,

Minha vida é agida sim, lavar, passar, cozinhar, levar e trazer criança na escola, trabalhar, etc. etc. etc., meu maior prazer tem sido escrever. Escrevendo posso ser Johanna a pseudo mão de Schopenhauer, posso ser o pseudo Ciro, etc., tudo aquilo que não sou.

Paulo, de tão insegura e outras coisas eu não conseguia nem dar beijo em professor apaixonadérrimo, você sabe. Depois de uma certa idade, a ficha cai e somos obrigadas a assumir que perdemos ótimas oportunidades de ser feliz, simplesmente por pré-conceito.

Isso Ciro, dia dos apaixonados. A paixão não escolhe cor de pele, sexo, idade, distância.

Tati querida, obrigada por abrir um espaço na sua agenda lotada para vir aqui.

Você pegou a idéia, eu sabia que você pegaria a idéia. As pessoas complicam demais a própria sexualidade e por isso sofrem ou fazem sofrer. Assista “O segredo de Brokeback Mountain – o amor é uma força da natureza” para fechar o entendimento da coisa.

Beijos a todos e todas sem preconceitos.

(=^=^=)

 
At 9:33 AM, Anonymous Anônimo said...

bem, o que eu falo sobre o conto...
tem algumas falhas, mas também tem alguns pontos interessantes que podem e devem ser trabalhados literariamente. vai nessa, guu!

 
At 1:51 PM, Anonymous Anônimo said...

O texto aborda assuntos interessantes, que mereceriam, cada qual, um conto a parte. Fico imaginando os detalhes da "sorveteria". Porém, faltou coesão entre os assuntos.

Tânia

 
At 3:19 PM, Anonymous Anônimo said...

Tem coerência.Devem existir histórias semelhantes.

 
At 3:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Tem coerência.Devem existir histórias semelhantes.

Angela Maria Meneghel

 
At 3:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Um gato xadrez
Um sábio chinês
Explosão de flores
Amanhece no coração do vale.

 
At 3:35 AM, Blogger Gata Guu said...

Amores perros foi perfeito Fellypes. (rs)
Tentei entrr no seu blog, não obtive sucesso.

Isso mesmo Fabi, quando a coisa é bem resolvidade não há motivo para não ir adiante.
Sinto saudades de mim antes do ET que apareceu em minha vida alterando meu DNA e como consequência hoje não mais ciumenta. A vida pra quem sente ciùmes é mais emocionante. Gostaria de encontrar uma criatura que me fizesse sentir ciùmes novamente.

Vou procurar corrigir falhas e melhorar nos próximos, obrigada a todos.

Beijões.

(=^=^=)

 
At 9:04 AM, Anonymous Anônimo said...

vc escreve com muita intensidade. Quanto à lei, depende do q vc acha q é

 
At 6:47 AM, Anonymous Anônimo said...

Guu querida.

*... o coração ocupa o espaço em que a razão não chega.*

Mesmo uma semana depois,
não poderia me ausentar de você
e sua doçura.

Obrigada pela linda crônica!

Beijããããooo...
Cecília.

 
At 5:41 PM, Blogger Gata Guu said...

Beijos para você também Cecília.

(=^=^=)

 

Postar um comentário

<< Home